11.9.11

Pela manhã, arrumamos tudo para fazer check-out do Bed&Breakfast e fomos para o café-da-manhã, que estava incluído. Desde que chegamos, fomos atendidos por uma senhora que é a mãe da dona do B&B, muito simpática e atenciosa. E ficamos sabendo por ela que eles também têm o mesmo cardápio matutino que os irlandeses, com ovos, linguiça, feijão, torradas e bacon. Só sentimos falta mesmo de frutas, mas foi muito bom.

Corremos para sair com nosso carro, pois queríamos conhecer um pouco de Llandudno antes de voltar para Conwy e ver o castelo.





Fomos ao centro da pequena cidade balneária para procurar onde ficava o "Centro da Alice no País das Maravilhas", um local criado em homenagem ao livro escrito por Lewis Carroll. Nosso livro sobre Gales diz que o centro seria uma gruta decorada com imagens dos livros infantis de Carroll em tamanho real, mas descobrimos que já não existia mais. Pelo visto, eles não valorizam mais a famosa história.

Partimos, então, à procura da estação do bonde da Great Orme Mine, que leva até o topo da montanha da antiga mina de cobre. À medida que subimos de carro, fomos percebendo que daria para fazer todo o caminho até o topo de carro mesmo. O dia não estava muito bom, embora não chovesse. O problema mesmo foi o vento que estava fortíssimo, mas, mais uma vez, nossos casacos corta-vento desempenharam seu papel muito bem. Sem exageiro, estava difícil andar contra o vento! Por isso, tiramos fotos super rápido e entramos na lojinha da estação para fugir do frio.




Quando criamos coragem, saímos e fomos até a estação final para ver um dos três últimos bondes movidos a cabo de aço do mundo. Os outros ficam em São Francisco, EUA e em Lisboa, Portugal.








É possível fazer um tour pela mina, mas no nosso roteiro havíamos deixado para fazer isso em Blaenau Ffestiniog. Se quiser ir, veja em www.greatormemines.info.

Na descida, foi possível tirar boas fotos da cidade vista do alto.






Resolvemos conhecer o litoral, que estava pertinho, e paramos na praia para tirar umas fotos.








Fizemos um "tá visto" para, como já disse, conhecer o castelo de Conwy e, ainda, o de Caernarfon no mesmo dia.

Voltando para o carro, me lembrei de perguntar a Luciane se ela pegou o carregador da bateria que ficou na tomada, carregando, enquanto tomávamos café-da-manhã no B&B. Como eu também não tinha lembrado, tivemos que voltar. Já pensou ficar sem o carregador da máquina fotográfica! Ela é antiga e seria impossível achar um carregador para comprar nessas cidadezinhas do País de Gales. Felizmente, lembramos ainda perto e foi rápido voltar para pegar e continuamos nossa viagem. O perrengue dessa vez foi pequeno e sem consequências!

Felizmente, Llandudno e Conwy ficam muito próximas e, de carro, chegamos em menos de quinze minutos. A essa altura, eu já estava dominando dirigir ao contrário muito bem e a ajuda do GPS foi fundamental para nos deslocarmos por várias estradinhas do País de Gales.

Na foto abaixo, em primeiro plano, está Conwy e, ao fundo, do outro lado do mar, está Llandudno.




Conwy é uma incrível cidade medieval que apresenta, harmonicamente, a mistura entre o antigo e o moderno. Dependendo do ângulo, podemos viajar no tempo e nos sentir percorrendo ruazinhas do século XIII até hoje circundadas pelas muralhas do castelo.




Vejam, por exemplo, essa ponte ao lado da ponte medieval que foi construída para servir de passagem para o trem, mantendo o mesmo estilo.




O castelo de Conwy foi construído pelo rei inglês Eduardo I entre 1283 e 1289, como parte das fortalezas no “anel de ferro” de castelos para manter a posse do País de Gales.




Diferentemente de outros castelos do Eduardo I, Conwy não possui os muros dentro dos muros em forma concêntrica, pois não precisava dessa defesa extra. Oito enormes torres circundam o castelo e intimidavam pela força e imponência. 








O mais legal, no entanto, é poder conhecer o lado de dentro e passar por corredores estreitos, onde os arqueiros se posicionavam, e visitar ambientes como quartos, cozinhas e capelas para imaginar o dia-a-dia dentro do castelo.








Veja como era o castelo na época medieval. Incrível como são poucas as mudanças, pelo menos ao longe.




Nosso próximo destino era a cidade de Caernarfon, a 35 minutos de carro de Conwy, onde encontraríamos um dos principais castelos de Gales.






O Castelo de Caernarfon também foi construído por Eduardo I para consolidar sua vitória sobre o último príncipe nativo de Gales, Llyweleyn Gruffydd (para saber um pouco mais sobre a história deste príncipe, veja este post). Ganhou status simbólico quando o Eduardo I assegurou que seu filho nascesse ali em 1284 e se tornasse o primeiro Príncipe de Gales inglês. A partir de então, iniciou-se uma tradição segundo a qual todo primeiro filho do rei recebe o título de "Príncipe de Gales". Em 1969, o castelo ganhou fama em todo o mundo como cenário para a Investidura do Príncipe Charles como o Príncipe de Gales.

A cerimônia foi realizada no meio do castelo, no piso arrendondado no gramado do pátio interno.






Esta maquete é uma representação de como se parecia o castelo no século XIII.




Para finalizar, fomos expulsos do castelo, que fechava às 17 horas, como todos os outros do País de Gales. Não conseguimos ver cem por cento das coisas, mas fiquei bastante satisfeito com o que vimos. Depois, fomos rumo à próxima cidade e nosso próximo B&B em Blaenau Ffestiniog. As estradas e as cidades por onde passamos foram uma surpresa a mais nessa viagem, o que tornou nosso passeio de carro muito agradável e prazeroso.

Escolhemos um B&B fora do centro da cidade, aliás, muito bom, pois nosso maior objetivo em Blaenau Ffestiniog era visitar uma mina de ardósia desativada. Não deixe de ver no próximo post.

2 comments :

  1. É, dá pra entender a paixão de vocês pelo País de Gales. Muito bacana. Só uma curiosidade: alguém se atreve a entrar na água na praia? Deve ser muito frio!

    Pat Tesch

    ResponderExcluir
  2. Pois é, minha irmã... esse país é demais! Mas entrar na água, eu não vi ninguém entrando, não. Pior que o frio era o vento!!! Bjs.

    ResponderExcluir