13.9.11

Acordamos em Aberystwyth e, como já havíamos visto a cidade no dia anterior, pegamos o carro e rumamos para Saint Davids. Quase duas horas em bonitas estradas, às vezes bem estreitas, muito arborizadas e com muitas ovelhinhas pastando.

Em alguns trechos, margeamos o litoral, pois seguimos sempre pela costa. Saint Davids fica numa baía, a de Saint Brides, dentro do Pembrokeshire Coast National Park.

São Davi é o padroeiro do País de Gales. O dia dele é comemorado no aniversário de sua morte, 1º de março. São Davi foi peregrino e um dos fundadores do movimento monástico do século VI. Fundou vários centros religiosos por todo o País de Gales e, também, na Inglaterra.

Há uma história que conta que São Davi foi o responsável por transformar o alho-poró em símbolo nacional ao convencer os soldados galeses a colocar ramos nos chapéus para diferenciá-los dos saxões em um combate no século VI.

Por muitas vezes, São Davi se fixou na cidade de Glyn Rhosyn, onde fundou um monastério por volta de 550 d.C.. É esta cidade que, hoje, leva seu nome, oficialmente a menor cidade britânica.

O lugar se tornou um dos mais importantes santuários cristãos do mundo. Segundo dizia um cartaz em um pequeno museu na torre logo à entrada do santuário, duas peregrinações a St. David equivalem a uma peregrinação a Roma, já três peregrinações equivalem a uma a Jerusalém.

A catedral atual foi construída no século XII e é a maior do País de Gales.





Esse é o teto de carvalho, do século XVI, da nave da catedral.






E esse é o teto da Torre da Lanterna:



Todos lindos. Mas eu gostei mais desse aqui:




Em um canto, há o altar de São Davi. Sua estátua está com uma pomba no ombro direito. Dizem que uma pomba branca, símbolo do espírito santo, pousou em seu ombro enquanto falava a um grupo de bispos.




Depois, fomos visitar as ruínas do Palácio Episcopal. Lindo! Cada vez mais acho que prefiro ruínas às próprias igrejas. Hehehe.






O Palácio Episcopal foi construído entre 1280 e 1350.






O ponto alto das ruínas é o “Great Hall”. Na foto, além dele, vemos a catedral ao fundo.




Aliás, o contraste com a catedral é muito bonito!




Num canto, achamos essa curiosa latrina. A única parte que parecia reformada das ruínas. Não entendi o porquê.




St. Davids, além do local onde fica o santuário, é uma cidade muito simpática, com muitas ladeiras e ruas estreitas. Aproveitamos para almoçar lá antes de pegar a estrada para Tenby. Só caminhos bonitos.




A distância entre as duas cidades é de mais ou menos uma hora. O hotel ficava um pouco afastado da praia. Então, deixamos as malas e fomos explorar a cidade.

Achei que Tenby seria apenas mais uma cidade praiana, com suas casas georgeanas, como Llandudno e Aberystwyth. Sim, ela tem casas georgeanas, mas sua orla é um bocado diferente, pois o mar fica lá em baixo.




Quando vi a beleza do local, me lembrei da dona do b&b de Aberystwyth nos perguntando qual seria nosso destino seguinte. Quando disse que iríamos para Tenby, ela mostrou tanto entusiasmo que Bruno e eu nos espantamos. Mas agora eu entendi!

Principalmente quando vi uma ilha próxima, tomada por um castelo!



Quase não há areia na praia.




Na escarpa que desce até o mar, construíram um muro, no qual, em alguns trechos, há caminhos, canteiros de flores e bancos para apreciar a paisagem.




E é claro que nós descemos até a areia.




Queríamos ver o tal castelo mais de perto.






Tenby ainda possui ruínas de um castelo medieval e da muralha que cercava a cidade, construída no século XIII.

As ruínas do castelo estão no topo de uma colina.




Onde, hoje, existe um mirante muito bonito.








Começou a anoitecer.




Depois de um dia tão intenso, fomos jantar e descansar para nossa viagem rumo à última parada no País de Gales: a capital, Cardiff.

Para quem dispuser de mais tempo em Tenby, entretanto, recomendo um passeio à Ilha Caldey, onde vive uma comunidade monástica que faz perfumes com flores silvestres. Se você já foi, deixe um recado para nós contando o que achou!

Até a próxima!

12 comments :

  1. Que lindo Lu! Que viagem legal deve ter sido esta. Conhecer estas cidades viajando de carro! Adorei! As fotos estão muito bonitas!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lu. Tudo bem?

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus, o que é esse castelo de Tenby??? Incrível!!! Incrível!!! Tô adorando! Tô quase pensando em voltar ao país de Gales para conhecer esses lugares que vc foi e que eu não conheci. Um abração!

    ResponderExcluir
  4. Olá, descobri seu blog graças à indicação da Bóia lá no Viaje na Viagem e adorei! Texto rico e envolvente com fotos lindas, não tem como não gostar.
    Eu também adoro visitar ruínas de locais antigos/históricos e as mostradas neste post são realmente deslumbrantes. Das poucas que já visitei, as que achei mais bonitas (e super fotogênicas) foram as ruínas do Convento do Carmo, em Lisboa.
    Parabéns pelo blog e obrigada por compartilhar suas experiências de viagens.

    ResponderExcluir
  5. Oi Gleiber! Sabe que eu também tenho vontade de voltar? Acho que o País de Gales vale mesmo uma viagem com calma! E ninguém dá muita tenção apra ele, né? beijão!

    ResponderExcluir
  6. Oi Rita! Muito obrigada pela visita! Que bom que gostou! Também adorei as ruínas do Convento do Carmo em Lisboa! legal saber que foi num terremoto/maremoto que destruiu boa parte de Lisboa, né? Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Fabi
    Linda a Catedral de St. David. Gostei mais que as ruínas, pois são as sobras triste de algo que já foi maior.

    ResponderExcluir
  8. Fabi
    Tenby é uma graça! Mas vamos combinar, essas praias não dão a menor vaontade de frequentar rs. Só mesmo admirar o mar e a paisagem.

    ResponderExcluir
  9. Fabi
    Já foi dito, mas vou abundar, fotos e texto continuam 10!

    ResponderExcluir